Por Regina de Oliveira


De janeiro a dezembro de 2011, a prefeitura destinou recursos na ordem de R$ 74.400.000,00 para as folhas de pagamento de aposentados e pensionistas. No montante proveniente dos cofres públicos estão incluídos o 13º salário e os principais direitos pagos em folha, como qüinqüênio, produtividade – pagos a fiscais de renda, transporte e obra, além de insalubridade, calculada com índices de 20% e 40% - e adicional de Educação para os professores aposentados. Também foi paga a verba 266 – Diferença do Plano de Cargos, no valor de R$ 482.575,27.

- Enquanto o Instituto de Previdência de Servidores do Município de Campos (PreviCampos) capitaliza fundo previdenciário para efetuar o pagamento de aposentadorias e pensões da administração direta, o governo municipal garante, com recursos do cofre público, a remuneração mensal de aposentados e pensionistas - destaca o secretário municipal de Controle e Orçamento, Suledil Bernardino.

De acordo com Suledil, somente em 2015, o PreviCampos poderá assumir o pagamento da folha dos servidores da administração direta com aposentadorias concedidas a partir de então.