Aposentados e pensionistas nascidos em janeiro e julho, que não compareceram para fazer a prova de vida, terão os salários de agosto retidos
Dos 537 servidores aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos nascidos nos meses de janeiro e julho, 424 realizaram a prova de vida, promovida pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos (PreviCampos). O resultado é considerado positivo pelo presidente do instituto, Mário Filho, devido à grande adesão ao censo, realizado pelo órgão. O recadastramento deste grupo foi realizado no mês de julho. Em agosto, estão fazendo prova de vida os nascidos nos meses de fevereiro e agosto.
– Consideramos o resultado excelente neste início de recadastramento. Os 113 que não compareceram terão os pagamentos referentes ao mês de agosto, pagos no início de setembro, retidos. O objetivo é que essas pessoas compareçam ao PreviCampos para a prova de vida. A partir daí, o pagamento será liberado – informa o presidente do Instituto de Previdência, acrescentando que o atendimento presencial acontece das 8h às 17h.
Mário Filho acredita que o não comparecimento deste grupo se deve a alguns motivos, como esquecimento, falecimento ou por não estar mais morando em Campos. “Alguns aposentados e pensionistas estão morando em outros municípios, estados e até fora do país”, esclarece, lembrando que a prova de vida dos aposentados e pensionistas não é realizada desde o ano passado, tendo sido retomado no mês de julho e que esta atualização é fundamental para o município.
– Os nascidos em fevereiro e agosto têm até terça-feira (31) para fazerem a prova de vida do PreviCampos. Também estamos tendo uma adesão muito boa. Quem não comparecer dentro do prazo, terá o salário de setembro, efetuado no início de outubro, retido também. Para a liberação, será necessário comparecer ao PreviCampos. A prova de vida é um censo muito importante para a atualização dos nossos cadastrados – informa Mário Filho.
Este ano, facilitando o acesso aos segurados, a atualização também está sendo feita on-line, através do portal do PreviCampos, criado em parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), que também dá acesso a outros serviços. Os nascidos em fevereiro e agosto que ainda não se recadastraram, têm até a próxima terça-feira (31) para realizar a prova de vida. Quem não fizer, terá os pagamentos retidos.
O objetivo é concluir a prova de vida dos segurados da Prefeitura de Campos em dezembro. “A partir de janeiro de 2022, vamos voltar a realizar normalmente no mês de aniversário do segurado”, informa o presidente. Desde março do ano passado, quando começou a pandemia, a prova de vida não era realizada.