Logo Sem fundo

(22) 98826-4268

Telefone

Servidores participam de curso da PreviCampos para prova de certificação RPPS

A certificação é exigência da nova Lei da Previdência. Ao todo, 65 servidores municipais e estarão aptos a participar dos conselhos do PreviCampos

Mais qualificação para o servidor público. Gestores da PreviCampos estão participando de um curso preparatório para realização da prova de certificação de dirigentes, conselheiros e membros de comitê de investimento que trabalham com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O curso, ministrado pelo contador, assessor e consultor previdenciário, Milton Moreira, acontece até a próxima quinta-feira (18), no Teatro de Bolso Procópio Ferreira.
O presidente da PreviCampos, Mário Filho, explica que a nova lei da Previdência exige que os dirigentes do órgão realizem uma nova prova de certificação. “Todos os dirigentes do Previcampos têm que, obrigatoriamente ter a certificação, seja ele membro da diretoria, comitê de investimento, fiscal e comitê deliberativo. Ao todo, 35 participantes são do quadro da Previcampos e, ainda, 30 servidores públicos municipais que têm interesse na matéria da Previdência. Esse é o primeiro passo para formar uma equipe para o futuro. Criando uma estrutura de acordo com a nova lei da Previdência”, disse Mário Filho.
Robson Barreto, diretor administrativo e financeiro do PreviCampos, que já recebeu a certificação registrada pelo Ministério da Previdência, relata que o curso é o primeiro passo para a realização da prova de certificação que os conselheiros, dirigentes e comitê de investimento precisam fazer. “A intenção é que tenhamos o máximo de servidores certificados em Campos. Tomamos conta do dinheiro do servidor, então, temos que entender que o recurso é a garantia da sua aposentadoria. Buscamos que o servidor tenha consciência da importância da qualificação, é necessário se especializar para que a PreviCampos continue com a boa saúde financeira”, afirmou Robson Barreto.
O palestrante, faz coro com o diretor da PreviCampos ao afirmar a necessidade do servidor conhecer seus direitos e obrigações para participar da gestão. “É de grande importância ter conhecimento sobre a Previdência, saber como ela funciona, de onde vem o dinheiro, como se gasta e suas regras. Quanto mais servidor tiver conhecimento, mas ele vai poder defender o seu instituto, que aqui é a PreviCampos, tendo garantia do seu direito à aposentadoria preservado”, diz Moreira.
Ele esclarece que, antes da alteração da Lei Previdenciária, o dirigente que trabalhava com RPPS, não precisava ter certificação. “Qualquer pessoa podia ser dirigente ou conselheiro, com essa exigência, há a melhora da qualidade do corpo profissional de órgãos como PreviCampos que busca a qualificação dos servidores”.
Estiveram presentes no primeiro dia de curso o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, o secretário de Controle, Rodrigo Resende, e ainda o secretário de Fazenda, Márcio Morales.
Está gostando do conteúdo? Compartilhe!